3a83088b126f44cd80335113145a7977

    A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através das secretarias municipais de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e de Educação (SME), promove diversas ações para os jovens do município. As atividades buscam educar, entreter e qualificar para uma inserção mais justa no mercado de trabalho. Com isso, esses jovens saem do ócio e ganham novas perspectivas.

    Conheça alguns dos programas oferecidos para os jovens são-gonçalenses:

    SEMJEL – Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer 

    Diálogos da Juventude:

    O projeto realiza encontros periódicos nas escolas e promove rodas de conversa sobre os mais diversos temas que permeiam a realidade dos jovens, como sexualidade, saúde mental, violência e cultura.

    Os servidores realizam esses diálogos buscando oferecer um espaço onde os jovens possam mostrar seu olhar sobre esses tópicos. Desta forma, é possível identificar quais os maiores problemas em cada grupo ou comunidades, buscando sempre as melhores soluções para o que foi apresentado.

    Comunidade Esportiva:

    Programa ofertado para alunos com idade entre 7 e 17 anos, onde são apresentadas as diversas modalidades esportivas oferecidas pela Semjel.

    Os estudantes contam com turmas de futebol, futebol de campo, natação, karatê, handebol, jiu-jitsu e boxe.

    SME – Secretaria Municipal de Educação:

    Cursos pelo SENAR:

    Através de parceria entre a Prefeitura Municipal de São Gonçalo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), são oferecidos diversos cursos profissionalizantes para os estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) em suas comunidades.

    Cursos de eletricista rural, fabricação de doces caseiros e operador de tratores já foram ofertados para os são-gonçalenses.

    Projeto Musicando:

    Professores da SME realizam visitas nas escolas municipais para ministrar aulas de música para os jovens. Os instrumentos utilizados pelos alunos são violão e flauta.

    Mais Educação:

    O Mais Educação é um programa do Ministério da Educação que busca ampliar a jornada escolar para alunos do ensino fundamental da rede pública, para que eles aproveitem o turno oposto ao de suas aulas para desenvolver atividades que colaborem com sua formação educacional, desenvolvendo novas práticas pedagógicas.

    Fala Mais:

    O Fala Mais oferece cursos de inglês e espanhol para os alunos do EJA. Através desse projeto, estudantes do município contam com a possibilidade de aprender um novo idioma, trazendo não apenas conhecimento para as suas vidas, como também uma nova possibilidade para inserção no mercado de trabalho.

    comentarios