CAMISETA NOVEMBRO AZUL

    A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante aderiu a campanha do “Novembro Azul”. Depois do Sucesso do “Outubro Rosa” com orientações, palestras e realização de mamografias para as mulheres em todas as unidades de saúde do município, chegou a vez dos homens. O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a prevenção e tratamento do câncer de próstata.

    A campanha tem o objetivo de prevenir a Diabetes Mellitus, além de combater o preconceito sobre o exame da próstata, mostrando que o diagnóstico precoce do câncer eleva as chances de cura dos pacientes em até 90%. Segundo o secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões, o município disponibiliza teste de glicemia em todas as Unidades Básicas de Saúde, além disso, possui um Laboratório de Análises Clínicas para diagnosticar os casos suspeitos, a partir da verificação do nível do Antígeno Prostático Específico (PSA).

    “A prevenção continua sendo o melhor meio de não adquirir doenças. As chances de homens saudáveis desenvolverem o câncer de próstata aumentam, proporcionalmente, com o aumento dos níveis do PSA. Disponibilizamos, caso necessite, de ambulatório especializado de Urologia e Proctologia na rede municipal. As UBS estão aptas a passar mais informações sobre a campanha e a prevenção. Homens a partir dos 45 anos de idade devem realizar o exame de prevenção contra o câncer de próstata”, finalizou Jalmir Simões.

    ander1

    comentarios