64580c58b2cba92

    O programa de coleta de lixo domiciliar e entulho é um serviço prestado pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante. A limpeza urbana é uma atividade essencial para a manutenção da saúde e do bem estar da população.

    A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) é o órgão responsável por executar estas atividades, onde os principais serviços prestados são: remoção de resíduos pela coleta domiciliar que, acontece 3 vezes por semana, de 07:00 ás 15:00h, com um roteiro pré-definido; e recolhimento de entulhos, metralhas e resíduos vegetais, que acontece durante toda a semana, seguindo um roteiro por bairros.  Outros serviços prestados pela secretaria são: varrição de ruas, capinagem e pintura de meio-fio.

    Através dessas ações, a SEMSUR já conseguiu reduzir em 30% os pontos de lixo (locais irregulares de descarte) detectados no município nos últimos anos. Entretanto, mesmo com o serviço de coleta prestado para a população, é preciso haver a conscientização dos moradores.

    São Gonçalo produz em média 1.700 toneladas de lixo domiciliar e 2.000 toneladas de entulho e poda de árvores mensalmente. Parte desse lixo é descartado de forma inadequada em terrenos ou depositado em dias diferentes ao da coleta municipal. Atitudes assim faz com que a quantidade de lixo nas ruas cresçam, trazendo inúmeros problemas para a população. O descarte consciente de resíduos é de fundamental importância, assim como a separação dos materiais.

    nasf1-650x884

    comentarios